Compre aqui a 2a. edição!

Mais nerdices bacanas:
A histeria do Orkut

Rituais místicos com um PC

Os joguinhos mais viciantes

Tenho que passar de fase, tenho que passar de fase, tenho que passar de fase!!!!

Não sei o que houve no mundo, mas ele ficou mais nerd...

Suporte técnico

Os órfãos do Windows 3.11

Home Pages idiotas

Mitos e lendas

Como evitar alguém no ICQ?

URLs de lendas

Blog PC Fácil

Dicas de informática para quem não quer saber de stress - e muito menos de suporte técnico!



11.4.05

Inserindo caracteres especiais no Word
(Ou, como minha irmã perguntou, "Como coloco aqueles símbolos matemáticos no meu trabalho do colégio?")

Caracteres especiais são símbolos que não se encontram normalmente no seu teclado. Coisas como o símbolo do Iene, o ponto de exclamação invertido, frações, raiz quadrada etc. Para inserir tais símbolos num texto do Word você pode usar o próprio processador de texto, ou utilizar o Mapa de caracteres do Windows.

Através do próprio Word

É permitido praticamente tudo no Word, desde cliparts engraçadinhos até slides do PowerPoint. Basta dar uma passeada pelo menu "Inserir" para se ter uma idéia das inúmeras possibilidades:



No nosso caso, a trilha correta é Inserir -> Símbolo.... Esta janela se abre:



Observe que, dependendo da fonte selecionada (no exemplo, "Webdings"), os símbolos podem ser os mais variados! O truque está em achar *a fonte* que conterá o símbolo que você tanto quer. Algumas fontes são básicas; outras trazem até caracteres chineses! É preciso dar uma pesquisada...

Após localizar o caractere desejado clique em "Inserir". Repita o procedimento até ter todos os símbolos dentro do seu documento. Quando acabar, clique em "Fechar".

Através do Mapa de caracteres do Windows

Siga a trilha Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Mapa de caracteres.

Esta janela se abre:



Clicando em cima do símbolo, você o seleciona e o visualiza com mais detalhes - além de, no canto inferior esquerdo, ler uma pequena descrição do símbolo (no exemplo, "Raiz Quadrada").

O mesmo caso do Word se repete no Mapa de caracteres: é preciso selecionar a fonte adequada - a Courier New, por exemplo, tem inúmeros caracteres diferentes, mas no caso ainda não satisfez minha irmã, que precisa dos símbolos dos conjuntos númericos (N, R, Z etc.) Só fomos achar os símbolos na fonte "Lucida Sans Unicode".

Para copiar símbolos do Mapa de caracteres, clique com o botão do mouse em cima dele e em seguida pressione "Selecionar". Vá selecionando todos os símbolos que deseja e, ao final, clique em "Copiar". Agora é só abrir qualquer processador de texto e usar a trilha Editar -> Colar (ou use as teclas de atalho "Ctrl+V")

Como se vê, o Mapa de caracteres é útil para quem precisa inserir tais símbolos em arquivos dos mais variados. Você os copia e depois cola onde desejar (Wordpad, Bloco de Notas, Paint etc.).

por Marina Oliveira
2005_04_01_archive.html#35931944





arquivo